A Evolução e o Tempo


Sabe duas coisas que caminham juntas, lado a lado e não tem como parar? A evolução e o tempo.

Recentemente a IBM anunciou que robôs substituirão 34 funcionários de um escritório de seguros no Japão.

robos-executivos

Não sei se você já parou para pensar nisso, tampouco se ela te agrada ou incomoda, mas fato é que a evolução não terá fim. E esse é só o começo de uma longa jornada.
Países que saem na frente estão preocupados com todo o contexto.. mesmo que o inicial seja a grana. Mas infelizmente ainda não chegamos nesse patamar.
Veja, no Brasil, um frentista tem que fazer exames médicos a cada 6 meses devido ao risco de contaminação pelo Benzeno, substância cancerígena presente na gasolina. Os postos de combustíveis são abertos em sua estrutura.. ventila-se bem, e sabemos que a menos que ele fique com o nariz na entrada do tanque do carro enquanto abastece, a exposição não é tão intensa quanto o Ministério do Trabalho entende. Mas se mesmo assim entende-se que é tão perigoso para o funcionário, porque não utilizamos o sistema self service, adotado nos países desenvolvidos? Afinal, você dono de um veículo, não abastecerá seu carro o dia inteiro.. talvez umas duas vezes por semana, correto? Diminuindo, quase levando a zero, a possibilidade de contaminação pelo tal Benzeno.
Mas aí, queridos leitores, o Brasil enfrenta uma doença muito mais grave chamada Sindicato. Você já deve conhecer ou ter até mesmo sido infectado por ele, não é mesmo? Mas não é sobre ele que vamos falar..
Meu sogro foi cortador de cana, uma profissão muito sofrida para humanos. Graças à tecnologia, maquinários atualmente fazem o serviço. Já imaginou sem a tecnologia, ainda faríamos coisas que hoje somos incapazes de nos imaginar fazendo. Todos queremos conforto, a tão sonhada qualidade de vida, mas muitos torcemos o nariz quando alguma nova era balança nossa falsa zona de conforto.
zonaconforto
O meu grande êxtase em um trabalho é quando consigo melhorar algum processo. Como isso me realiza! Saber que o tempo de realização de uma tarefa foi diminuído, que o colaborador poderá utilizar seu tempo em outras coisas! Que a empresa ganhará em produtividade. Que você melhorou a vida das pessoas envolvidas. Uau! E sabe como consigo geralmente atingir esses pontos? Com a tecnologia! Entendendo o que temos disponível no mercado ou criando novas soluções. Veja o leque de possibilidades: você pode simplesmente entender o que já está disponível e saber operar, o que já te levará muito além e ainda assim, se quiser ir mais um passo a frente, você pode criar! Criar não era para todo mundo, não. Até pouco tempo atrás. Mas hoje, você pode desenvolver diversas coisas da mesa da sua casa. Isso não é incrível?
O medo do desconhecido é aceitável, mas a tecnologia deve ser aquele tipo do medo que te impulsiona a evoluir também, a melhorar os seus conhecimentos, a se adequar a nova realidade. Perceber que novos tempos virão e que sua carreira não está ameaçada! Você pode até pensar que esses robôs estão tirando seus empregos. Mas porque não pensar que ele está gerando empregos mais inteligentes e humanos para você? Fica aí para reflexão.
Se não para evoluirmos, para que aqui estamos?
Sou fã da tecnologia e da evolução ❤ 
Um super beijo e até o próximo post 😉
Anúncios

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s