Comentários nas redes sociais.. vale a pena discutir?


SEMPRE que algum assunto polêmico é postado, eu desço para os comentários, às vezes antes mesmo de ler a matéria, se for um link externo.

Geralmente, os comentários são engraçados, espirituosos. E é por isso que eu gosto de ver a criatividade do pessoal em cena.

Mas se tem uma coisa que me deixa embasbacada é a falta de finesse das pessoas nas redes sociais.. e na vida na hora de discutir.

Antes de mais nada, vale deixar muito claro que eu não sou uma pessoa meiga e delicada. Mas existe um coisa que em 99% das vezes permanece no meu comportamento e se chama educação. Em 1% das vezes eu perdi a paciência, o que não é difícil. E também a razão.

Conhece aquela máxima de Einstein? “Todos somos muito ignorantes. O que ocorre é que nem todos ignoramos as mesmas coisas.”

Pois é.

Argumentar é totalmente válido. Mas geralmente você encontra pessoas que não sabem fazê-lo.. ou que parece a Dilma, que acha que porque você tem uma opinião diferente, você é oposição. Que na tentativa de justificar seu posicionamento, esbarra quase sempre, sabe em quê? Em futilidades!

Exatamente, caro leitor.

Existe coisa mais fútil do que a crítica? Existe maior imbecilidade do que tentar explicar algo para alguém que não quer mudar sua opinião? Que não quer sua opinião? Que por um lapso de consciência pode até querer concordar com você, mas como ela já havia dito ‘não’ inicialmente, precisa manter sua postura?

Talvez exista.. mas eu desconheço.

Sou uma pessoa muito online. Acompanho pessoas públicas quase que diariamente, quando o conteúdo me interessa. E quando vou fazer uma crítica, me pergunto primeiramente se ela é construtiva. Se EU é quem não gosto ou se realmente, outras pessoas poderiam se beneficiar da nova sugestão. Sugestão!

Criticar é muito fácil. E é por isso que devemos ter cuidado.

Dizer que o outro é feio, não deixa você mais bonito.. Mas se dito com um pouco mais de cuidado, pode despertar o interesse na outra pessoa de querer e fazer o possível para ser mais bonito.

Do outro lado existe uma pessoa que tem sentimentos e tem um ego. Por mais que você não exista para ela até aquele momento, para quê atordoa-la com palavras que não acrescentam em nada a elas e subtraem de você?

Existe uma outra máxima que eu acho ainda mais incrível, desta vez, de Camilo Castelo Branco: ‘As injustiças, se alanceiam as vítimas, também ferem quem as faz.’ Você pode discordar e aí ok. Pode ser que você já esteja tão ferido que não sinta mais nada.

Onde eu quero chegar é que toda a forma de agressão gratuita que vemos as pessoas praticar publicamente e sem nenhum pudor nas redes sociais, é um retrocesso na era da civilização. É doar ao outro o que se tem de pior para oferecer: ofensas e mal estar.

A blogueira Camila Coutinho tem um quadro no Youtube bem bacana, De carona. No caso, vou deixar o link AQUI de uma entrevista que ela fez com a cantora Anitta. Um dos tópicos abordados foi o excesso de críticas nas redes sociais. Achei muito interessante o posicionamento e o argumento da cantora. Fato é que a maioria das pessoas que comentam, são crianças e adolescentes. Adultos dificilmente comentam. E pelo que eu acompanho, procede.

E na realidade, me deixa bem desesperançosa essa geração que vem por aí..dificilmente vemos civilização e é por isso que evito bate bolas desnecessários. Para mim, na maioria das vezes, não vale a pena.

Geralmente quem não tem argumento, ofende. E quem cala, não consente. Apenas pode avaliar que não é válido discutir com pessoas ignorantes ou despreparadas para a vida.

Né?

Concorde, discorde.. só não fique no meio termo!

BeijoMeu!

2 comentários sobre “Comentários nas redes sociais.. vale a pena discutir?

  1. Olá Talita
    Li seu texto e até cheguei a concordar em algumas partes, mas na minha humilde opinião, e posso estar errado, se você não discute ou não enfrenta opiniões divergentes à sua, tu se tornas um espectador. Sem voz, sem autonomia e , acima de tudo, um “maria vai com as outras” em questão de ideias e ponto de vista. Bom, esse é o meu pensamento.Ah, mais uma vez, parabéns pelo belo texto.

    Curtir

    • Olá, Fábio!
      Você tem toda razão! A gente tem que discutir sim! No texto eu comento como é fazer isso com pessoas erradas ou como é faze-lo na postura errada.
      A gente tem que se observar para, acima de tudo, discutir com educação.. o que raramente não vemos nas redes sociais, não é mesmo?
      Um super beijo e obg pelo comentário 🙂

      Curtir

Comentar