Criatividade x Inovação. Você sabe a diferença?


Recentemente, não me lembro exatamente o contexto, me deparei com essa pequena dúvida: Qual a diferença entre ser criativo e inovador?

 

 

Na minha cabeça, eu tratava esses dois itens como se tivessem a mesma finalidade, porém têm significados distintos. A inovação tem origem a partir da criativade e as duas se completam. Acompanhe:

Ser criativo: É ter ideias, criar situações e combinações até então inexistentes no contexto analisado.

Inovar: É colocar em prática as ideias criativas.. é de fato dar uma utilidade, dar vida a essas ideias. É gerar valor à criatividade.

Deixo as sábias palavras de Waldez Ludwig que exemplificam para você nunca mais esquecer:

“Para ser criativo, basta ter alguma necessidade.

Mas para ser inovador é preciso conhecimento, espírito empreendedor, disciplina e educação, educação, educação.. e da boa educação!

Conhecimento para transformar a ideia em algo tangível,em algo pegável, um projeto, um protótipo.

O espírito empreendedor para acreditar na ideia, assumir a responsabilidade sobre ela e inspirar, motivar o seu time e assim vender a inovação.

Seja persistente, corajoso, porque assim que surge algo novo, todos se põem contra. Dedique-se aos detalhes e seja rápido porque neste exato momento milhares de pessoas tiveram a mesma ideia que você.

Para sermos mais inovadores, precisamos desafiar a lógica a tradição, a autoridade, a praticidade, precisamos perder o medo de errar. E perder um pouco do senso do rídiculo.

Para sermos mais criativos, precisamos recuperar a inocência perdida, imitar mais as crianças, manter o espírito de aventura e escutar mais o nosso coração. Ele fala mais alto nas transições de milênio.”

Incrível a clareza e a destreza na comunicação de Waldez.. in-crí-vel!

Dê vida as suas ideias! Seja inovador! Não tenha medo das reprovações e não dê ouvido a todo mundo.

Não acho interessante ir com a maioria.. até porque, a maioria, geralmente, não é bem sucedida, não é verdade?!

BeijoMeu.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s